quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

VIDAS SECAS

Brasil - 1963 - Drama - P&B - 103 min - 35mm



Direção: Nelson Pereira dos SantosProdução: Luiz Carlos Barreto, Herbert Richers e Nelson Pereira dos SantosRoteiro: Nelson Pereira dos Santos, baseado no livro homônimo de Graciliano RamosDireção de fotografia: Luiz Carlos Barreto e José RosaMontagem: Rafael Justo Valverde e Nello MelliMúsica: Leonardo Alencar



Elenco:Átila Iório (Fabiano), Maria Ribeiro (Sinhá Vitória), Jofre Soares, Orlando Macedo (Soldado Amarelo) e Gilvan Lima.


Sinopse:Fugindo da seca, Fabiano (Átila Iório) chega com sua família a um pequeno sítio, onde estabece moradia e é contratado pelo senhor da terra (Jofre Soares) para cuidar do gado. A seca acaba, mas Fabiano consegue permanecer na propriedade. Indo a um vilarejo, envolve-se numa discussão com um policial e acaba na cadeia. Solto, retorna para o pequeno pedaço de terra, onde é explorado pelo fazendeiro. No entanto, a seca volta e Fabiano é obrigado a se retirar novamente.



Filmado com um forte sentimento de compaixão pelos empobrecidos e maltratados pela injustiça, que os força a uma vida que eles tem de viver, esta obra participou da primeira fase do Cinema Novo, sendo um dos maiores clássicos deste movimento e do cinema brasileiro em sua totalidade. O filme é uma obra-prima de Nelson Pereira dos Santos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado após o click