quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

História do Cinema Brasileiro, Flash Back I


O cinematógrafo ou "omniographo" inventado em 28 de dezembro de 1895 pelos irmãos Auguste e Louis Lumière com o objetivo técnico e científico de captar uma ação do "real" e gravá-la numa película para ser posteriormente exibida a um público em forma de documentário.
A mesma função era dada a tal máquina em mãos do mágico ilusionista francês George Méliès (1861-1938) que seguia criando filmes puramente documentais até que a mesma emperrou. Ao visualizar o material filmado Méliès ver as figuras mudando de posição como que por magia. Este episódio o levou a fazer filmes como o que segue:


A partir de uma 'falha técnica' o homem, por meio do trabalho artístico, explora e subverte a função da máquina empregando-lhe seu espírito criativo e inovador que por intermédio da ambiguidade, do imprevisto e da desordem confere ao produto daquela o estatuto de obra de arte com a qual constrói e interfere no impalpável imaginário de uma humanidade ávida por lazer e diversão. Foi o que ocorrera às 52.000 pessoas que estiveram presentes no curto prazo de dois meses ao Cinematógrafo Edison do prestidigitador Enrique Moya, aberto ao público das 11 da manhã às 9 da noite num Brasil de 1897, como noticiou O País de 11 de abril de mesmo ano.


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